Vaivém espacial Endeavour, no topo do avião adaptado, preparado para voar até ao Centro de Ciência da Califórnia, onde ficará exposto - Crédito: NASA/Bill Ingalls
O vaivém espacial Endeavour está no topo do avião de transporte da NASA, estacionado no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida, em 17 de Setembro de 2012.
O jacto 747 adaptado irá voar até Los Angeles, levando o vaivém para ser exposto ao público no California Science Center (Centro de Ciência da Califórnia).
Endeavour, uma das primeiras naves reutilizáveis da humanidade, começou a sua actividade na NASA no primeiro lançamento, em 12 de Abril de 1981 e continuou até à última missão, STS-135, em 21 de Julho de 2011, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de regresso de uma viagem à Estação Espacial Internacional.
O Programa dos Vaivéns Espaciais começou com o Columbia e continuou com o Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour. Durante 30 anos de missões espaciais, o vaivém Endeavour transportou astronautas, lançou, recuperou e reparou satélites, fez pesquisas e ajudou a contruir a maior estrutura no espaço, a Estação Espacial Internacional (ISS).
Endeavour é o último veículo da era dos vaivéns espaciais a "voar" para o seu destino final, onde ele vai continuar a motivar as pessoas para a exploração espacial.
Fonte: NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário