terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sons do espaço: o "coro" da magnetosfera terrestre


Em 5 de Setembro de 2012, pesquisadores da Universidade de Iowa ligados à missão científica RBSP, apresentaram uma nova gravação de um fenómeno intrigante e muito conhecido como "chorus" ou "coro", constituído por ondas de rádio da magnetosfera da Terra e que são audíveis pelo ouvido humano. Neste exemplo, foram captados cinco "eventos" de seis segundos, que são ouvidos todos de seguida, sem lacunas entre eles.
O magnetómetro EMFISIS, da nave RBSP, captou vários eventos de picos de ondas de rádio na magnetosfera que envolve o nosso planeta. As ondas de rádio, que estão em frequências que podem ser ouvidas pelos humanos, são emitidas pelas partículas energéticas da magnetosfera terrestre, e fazem lembrar "o chilrear dos pássaros".
As duas sondas gémeas Radiation Belt Storm Probes (RBSP) foram lançadas, em 30 de Agosto de 2012, com o objectivo de estudar os cinturões de radiação Van Allen do nosso planeta. Os cinturões contêm partículas altamente energéticas capazes de afectar os satélites ou os astronautas no espaço.
Fonte: NASA

Sem comentários: