Tufão Sanba sobre a Península Coreana, captado pelo satélite Aqua da NASA, em 17 de Setembro de 2012 - Crédito: NASA/Earth Observatory/Jeff Schmaltz
O satélite Aqua da NASA captou o tufão Sanba quando ele entrou na Península Coreana, hoje (17 de Setembro de 2012) e passou por Okinawa, no Japão, ontem. A imagem revelou que algumas das nuvens de Sanba se estenderam para o noroeste da Coreia do Norte e este da Sibéria.
Ao entrar na Coréia do Sul, o tufão provocou chuvas torrenciais acompanhadas de fortes rajadas de vento, deixando milhares de pessoas sem energia e cancelando centenas de voos. Uma pessoa morreu e outra pessoa ficou ferida em deslizamentos de terra causados pela tempestade.
No Japão, os ventos até 205 Km/h e as fortes chuvas do tufão Sanba também deixaram milhares de pessoas sem energia e provocaram o cancelamento de voos.
No próximo dia, Sanba deverá sofrer alterações e transitar para uma tempestade extra-tropical. A tempestade move-se para norte e deverá continuar a enfraquecer antes de chegar ao Mar do Japão, e trazendo chuva para a China, segundo a NASA.
No seu ponto alto, Sanba foi um super tufão, com ventos equivalentes à categoria 5 dos Furacões. Sanba é o terceiro grande tufão a atingir a península coreana em dois meses.
Fonte: NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário