quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Vista nocturna da tempestade tropical Isaac

O satélite Suomi NPP, da NASA, obteve esta imagem da tempestade tropical Isaac vista do espaço, à noite, em 28 de Agosto de 2012, aproximando-se dos Estados Unidos, através do Golfo do México - Crédito: NASA/Earth Observatory/Jesse Allen e Robert Simmon

No início da noite de 28 de Agosto de 2012, o satélite Suomi-NPP captou esta fantástica vista nocturna da tempestade tropical Isaac( ainda não era furacão), em aproximação dos Estados Unidos, e as luzes das cidades americanas próximas da costa do Golfo do México. A imagem foi obtida apenas após a meia-noite local, em que as nuvens de Isaac estavam iluminadas pelo luar.
Nesta quarta-feira (29 de Agosto), Isaac é um furacão de categoria 1 e as imagens de satélite mostram que atingiu terra por duas vezes, esta noite no Louisiana. Está a afectar este estado e os outros vizinhos, sobretudo nas zonas costeiras, com chuvas torrenciais e ventos máximos sustentados de 120 quilómetros por hora.
O olho do furacão não atingiu directamente a cidade de Nova Orleães, mas passou perto, mais a sul, na paróquia de Plaquemines, onde fez a água ultrapassar os diques de protecção. De acordo com autoridades da cidade, o sistema de proteção contra as inundações, que foi amplamente reforçado depois do Katrina, parece estar a funcionar bem até agora.
O furacão deverá demorar dois dias a deixar Luisiana rumo ao estado de Arkansas. De acordo com o Centro Nacional de Furacões, o furacão deve diminuir de força e regressar à categoria de tempestade tropicala já amanhã (30 de Agosto).
Ainda como tempestade tropical, o Isaac deixou 18 mortos no Haiti e mais 5 na República Dominicana.
Fonte: via Earth Observatory

Link relacionado:
Isaac é rebaixado para tempestade tropical, mas ainda ameaça Nova Orleans

Sem comentários: