O satélite Terra da NASA captou o poderoso tufão Tembin, em 20 de Agosto de 2012, pelas 10:35 am, hora local de Manila, Filipinas (2:30 UTC). É bem visível o olho com cerca 46.3 km de largura - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team
O satélite Terra da NASA observou o novo tufão, Tembin, que se formou no noroeste do Oceano Pacífico, e se intensificou rapidamente em consequência de águas quentes. O tufão Tembin resultou da décima quinta depressão tropical durante o fim-de-semana de 18/19 de Agosto, mas nesta segunda-feira (20 de Agosto) já é um poderoso tufão (ou furacão) nas Filipinas.
Segundo os meteorologistas do Centro de Joint Typhoon Warning, o Tembin intensificou-se rapidamente nas últimas 24 horas, passando de ventos de 64,8 Km/h, em 19 de Agosto, para ventos máximos de 175,9 Km/h, em 20 de Agosto. Na imagem de satélite é bem visível o olho do tufão com cerca de 46,3 quilómetros.
Pelas 9:00 UTC (05:00 EDT / 5 pm, hora local, Manila), Tembin foi localizado a 320 milhas náuticas (368,2 milhas/592.6 km) a nordeste de Manila, nas Filipinas, movendo-se lentamente para o norte-nordeste a cerca de 7.4 km/h. Espera-se que siga para o norte e vire a oeste, e atravesse Taiwan (Ilha Formosa) por volta de 23 de Agosto.
No início do mês de Agosto, a a China e a região das Filipinas e Taiwan foram atingidas por dois tufões simultâneos sobre o Oceano Pacífico, DAMREY e Saola, onde este último causou destruição generalizada, com milhares de pessoas desalojadas e mais de 40 mortes e muitos feridos. Dias depois, seguiu-se o tufão Haikui e depois o tufão Kai-tak. O tufão Tembin é a 14ª tempestade da temporada 2012 de tufões do Pacífico.
Fonte: NASA
Link relacionado.
Furacão Gordon danificou sobretudo campos agrícolas nos Açores
Sem comentários:
Enviar um comentário