sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Primeiro passeio de robô Curiosity em Marte já tem destino

Na imagem, obtida pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, estão anotados o local de pouso do robô Curiosity da NASA e os destinos que os cientistas desejam investigar, no interior da cratera Gale, onde pousou o robô em Marte em 5 de Agosto PDT (6 de Agosto EDT) no ponto verde. A equipa científica escolheu o primeiro passeio até à região marcada com o ponto azul, apelidada de Glenelg, área de intersecção de três tipos de terreno. A equipa considerou o nome apropriado, pois o Curiosity viaja até lá e regressa, e a palavra Glenelg é um palíndromo (tanto pode ler-se da esquerda para a direita, como da direita para a esquerda). Em seguida, o veículo terá como objectivo dirigir-se para o local marcado a azul "Base do Monte Sharp", que é uma pausa natural nas dunas que permitirá ao Curiosity começar a escalar o curso inferior do Monte Sharp. Na base do monte, os cientistas esperam revelar a história geológica da região - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona

A equipa de cientistas do Curiosity escolheu o local para o primeiro passeio do laboratório marciano de uma tonelada e seis rodas. A área, de nome Glenelg, fica a 400 metros, a leste-sudeste do local de aterragem do robô.
A escolha foi apresentada por John Grotzinger, Investigador Principal do Curiosity, durante uma teleconferência a partir do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em 17 de Agosto de 2012.
Glenelg foi seleccionado por ser um cruzamento natural de três tipos de terreno e, além disso, um desses terrenos é rocha estratificada, um alvo atraente para uma primeira perfuração, que os cientistas consideram ser um grande momento na história da exploração de Marte.
Antes da viagem da sonda para Glenelg, a equipa responsável pelo instrumento ChemCam (Química e Cãmara) está a planejar testar o laser montado no mastro do robô. Na noite de sábado, 18 de Agosto, espera-se que o laser de ChemCam atinja a sua primeira pedra, em nome da ciência planetária. Será a primeira vez que um laser poderoso é usado na superfície doutro mundo. A rocha escolhida, Rock N165 (Rocha N165), parece uma rocha típica de Marte, com cerca de três polegadas de largura, à distância de dez pés.

Na imagem mosaico obtida pelo robô Curiosity pode ver-se a rocha, que será o primeiro alvo do laser do instrumento (ChemCam). Este irá disparar sobre esta rocha, provisoriamente denominada N165, e analisar o produto resultante. O instrumento vai usar um telescópio e identificar os elementos químicos no alvo. A rocha, de 7,6 centímetros de largura, está a 2,7 metros, à direita do robô, dentro do limite de alcance do instrumento, que é de 7,6 metros. Esta imagem é parte de um panorama obtido pelo Curiosity em 8 de Agosto PDT (9 de Agosto EDT) - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS/LANL

"Nas próximas semanas vão acontecer muitas estreias importantes para o Curiosity, mas o primeiro movimento das suas rodas, a primeira vez que o nosso laboratório itinerante faz alguma deslocação real, isso será algo especial ", disse Michael Watkins, responsável da missão para o Curiosity, do Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, na Califórnia.
Fonte: NASA

Sem comentários: