Tempestade tropical Isaac observada do espaço, através de satélites, em 24 de Agosto de 2012, enquanto se move através do Mar das Caraíbas - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team
Em 24 de Agosto de 2012, o satélite Aqua, da NASA, captou uma imagem da tempestade tropical Isaac, enquanto se movia no Mar das Caraíbas Oriental. É bem visível a grande extensão da tempestade, com ventos estendendo-se 297,7 km a partir do centro, o que a torna numa tempestade com cerca de 595,5 Km de diâmetro.
Isaac tornou-se numa tempestade tropical no Atlântico central, em 21 de Agosto, deslocando-se para oeste em direcção às Caraíbas. Desde então, Isaac não tem alterado muito a sua intensidade, mas o Centro Nacional de Furacões do NOAA (NHC) (National Hurricane Center ) espera que atinja o status de furacão durante o fim-de-semana de Agosto 25-26 de 2012.
Nesta sexta-feira (24 de Agosto), o NHC emitiu alguns alertas e avisos para a área das Caraibas, nomeadamente Haiti, República Dominicana, Santiago de Cuba, Bahamas sudeste, etc, à medida que Isaac intensifica lentamente.
Pelas 2 horas pm EDT, os ventos máximos da tempestade tropical Isaac estavam perto de 95 kmh. Prevê-se que se torne mais forte, antes de atingir a costa de Hispaniola, esta noite, 24 de Agosto, de acordo com os meteorologistas NHC. Hispaniola é uma ilha que contém a República Dominicana e o Haiti.
Imagem em infravermelho da parte leste da tempestade tropical Isaac, em 24 de Agosto pelas 1:52 am EDT, captada pelo satélite Aqua da NASA. A roxo estão indicadas áreas com possibilidade de fortes trovoadas - Crédito: NASA JPL, Ed Olsen
Nesta altura, Isaac está localizado a cerca de 135 milhas (215 km) ao sul-sudeste de Port-au-Prince, no Haiti, movendo-se em direcção ao noroeste, a uma velocidade perto perto de 14 mph (22 kmh).
Isaac tem capacidade de provocar chuvas fortes na região, que deverão ser problemáticas em Hispaniola e Cuba. Os especialistas do NHC esperam totais de chuvas extremas entre 8 e 12 polegadas - uma polegada é equivalente a 2,54 centímetros - com totais isolados de 20 polegadas. São chuvas com potencial para provocar inundações repentinas e deslizamentos de terras.
Também são esperados na área ventos com força de tempestade tropical, ondas fortes e trovoadas, à medida que Isaac continua o seu percurso.
Mais informações e previsões na página Web do NHC.
Fonte: NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário