sexta-feira, 30 de março de 2012

Curiosity vai investigar Monte Sharp, no interior da cratera Gale de Marte

O robô Curiosity deverá pousar em Marte, na base do Monte Sharp, no interior da cratera Gale, em Agosto de 2012, com 99% de probabilidade de ser dentro da área elíptica marcada a negro na imagem, com 20 por 25 Km de dimensão - Crédito: ASA/JPL-Caltech/ESA/DLR/FU Berlin/MSSS

O robô Curiosity da missão Mars Science Laboratory da NASA, deverá pousar em Marte, em Agosto de 2012, perto da base de uma montanha no interior da cratera Gale, designada por Mount Sharp (Monte Sharp), em homenagem ao geólogo Robert P. a Sharp (1911-2004), fundador da ciência planetária e membro da equipa para as primeiras missões da NASA a Marte.
A estratificação do monte Sharp sugere que é um remanescente que sobreviveu de uma extensa série de depósitos feitos depois de um grande impacto que formou a cratera Gale, com 154 Km de diâmetro, há mais de 3 biliões de anos. As camadas revelam em sequência as condições ambientais quando cada estrato foi depositado.
Durante os quase dois anos da sua missão principal, Curiosity vai investigar se esta área de Marte já teve condições para a vida, incluindo os ingredientes químicos para a vida.

A ilustração compara o Monte Sharp, em Marte, com três grandes montanhas da Terra. A elevação da montagem Sharp está em km, em relação ao chão da cratera Gale. As alturas do Monte Rainier, o Monte McKinley e Monte Everest são dadas em Km, em relação ao nível do mar da Terra - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

As camadas inferiores do Monte Sharp podem dar indicações sobre um lago que terá existido na cratera Gale há muito tempo. As sondas que orbitam Marte detectaram, nessas camadas, minerais que se formam em condições húmidas. A água líquida é um ponto de partida para descrever as condições favoráveis ​​para a vida, e um começo para a investigação do robô Curiosity.
Fonte: NASA

Sem comentários: