terça-feira, 20 de março de 2012

Albert Einstein já está na Internet

Albert Einstein tornou-se mundialmente conhecido pela sua teoria da relatividade (E=mc2), que ainda se verifica actualmente. Foi galardoado com o prémio Nobel da Física em 1921 Fonte imagem: wikipédia

A Universidade Hebraica de Jerusalém disponibilizou na Internet, nesta segunda-feira (19), parte dos documentos pessoais e trabalho científico de Albert Einstein.
O arquivo digital, que pode ser visitado em Einstein Archives Online, mostra o trabalho do físico, a sua escrita e correcções feitas à mão, em quase 7000 páginas digitadas e classificadas em relação à Universidade Hebraica, que ele ajudou a fundar entre 1918 e 1925, trabalho científico, vida pessoal, vida pública e povo judio.
Entre os documentos está um manuscrito muito raro em que o autor escreveu a fórmula da teoria da relatividade: E=mc2 (Energia é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz no vácuo).
O objectivo é colocar na Internet toda a obra, documentos pessoais e correspondência do homem que revolucionou a ciência do século 20, tornando universal o conhecimento.
Até finais de 2012, serão colocadas no novo site cerca de 80.000 páginas, numa iniciativa em que participam a editorial da Universidade de Princeton, que publica em papel os trabalhos de Albert Einstein, falecido em 1955, e a Einstein Papers Project (EPP) do Instituto Tecnológico da Califórnia, que os edita.
O físico Hanoch Gutfreund, presidente do Comité Académico dos Arquivos de Albert Einstein, salientou que os internautas podem visualizar, ler e analisar todos os documentos, mas não podem descarregá-los porque os direitos da propriedade intelectual continuam a pertencer à Universidade.
Fonte: El Mundo.es / Publico.pt

Sem comentários: