terça-feira, 14 de junho de 2011

O terramoto da Nova Zelândia transformou o chão em gelatina


O vídeo é um dos muitos que mostram a tremenda liquefação causada pelo terramoto de magnitude 6,0 que abalou a Nova Zelândia, ontem (13 de Junho). Os solos movimentam-se como se fossem líquidos, podendo afectar os alicerces de edifícios e outras estruturas
Próximo da costa, portos e rios, geralmente o solo é húmido e arenoso. O abalo dos terramotos causa um efeito oscilatório nos solos, transformando-os temporariamente do estado sólido para o estado líquido.
O terramoto da Nova Zelândia teve um epicentro muito perto da superfície, 9 Km de profundidade e 13 Km a norte-nordeste da cidade de Christchurch. Nestas condições, a superfície foi fortemente abalada e provocou a liquefação, jorrando uma mistura acinzentada de água e areia do chão.
No vídeo a seguir, Andrew Gee usa um carrinho de mão e solo húmido, para demonstrar como ocorre a liquefação. Correndo ele abalou o solo, e vejam o que acontece.


Segundo o USGS, este terramoto foi uma réplica do terramoto de magnitude 7 que atingiu o país em 3 de Setembro de 2010, perto de Darfield, Nova Zelândia, tal como o terramoto de magnitude 6,3 que sacudiu Christchurch, em 22 de Fevereiro e matou 181 pessoas. Desta vez houve apenas feridos ligeiros e danos em edifícios já enfraquecidos por abalos anteriores.
Fonte: OurAmazingplanet

Sem comentários: