terça-feira, 28 de junho de 2011

"Máfia das tartarugas" ameaça os répteis de extinção

A caça e o comércio ilegal de tartarugas em Madagáscar está a ameaçar de extinção muitos destes répteis. Segundo denunciam ambientalistas locais, o "negócio" envolve esquemas de que fazem parte algumas autoridades corruptas, formando verdadeiras "máfias das tartarugas".
As tartarugas têm uma procura cada vez maior a nível local pela sua carne e no exterior pela carapaça, que dizem ter propriedades afrodisíacas. Asiáticos ricos consideram as tartarugas animais domésticos exóticos e pagam grandes quantias por elas.

Tartaruga-estrela-indiana (Geochelone elegans). Asiáticos ricos consideram as tartarugas animais domésticos exóticos e pagam grandes quantias por elas - Fonte: wikipédia

''Toda a gente as come e toda a gente as trafica. E assim que essas pessoas são levadas a julgamento, surgem organizações mafiosas que as ajudam a escapar'', afirma o presidente da ONG local Aliança de Grupos de Conservação, Ndranto Razakamanarina. Além disso, os caçadores aparecem nas aldeias munidos de armas, limitando as possibilidades de defesa.
De acordo com os ambientalistas, o aumento dos preços dos alimentos está a fazer crescer o número de pessoas que comem tartarugas. A sua carne tornou-se um verdadeiro petisco popular em cidades do sul do país e entre autoridades governamentais que deveriam proteger as espécies.
Os grupos de traficantes de tartarugas são, segundo ambientalistas, bem organizados e conseguem vender os animais no mercado negro em países asiáticos, como a Tailândia, transportando-os, por vezes, na própria bagagem onde chegam a esconder até 400 tartarugas.
Fonte: BBC Brasil

Sem comentários: