quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aglomerado de Pandora - uma colisão galáctica

Utilizando telescópios no espaço e no solo, uma equipa de cientistas estudou o aglomerado de galáxias Abell 2744, conhecido por Aglomerado de Pandora.  Os resultados revelaram que Abell 2744 parece ser o resultado da colisão de pelo menos quatro aglomerados de galáxias separadas.

A imagem combina exposições luz visível da galáxia cluster Abell 2744, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA e Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, com dados de raios X do Observatório Chandra e uma reconstrução matemática da localização da matéria escura escuro (área em azul). O gás, em rosa, é visto através das suas emissões de raios X - Crédito: NASA, ESA, ESO, CXC, e D. Coe (STScI) / J. Merten (Heidelberg / Bologna)

A colisão cósmica teve lugar durante um período de 350 milhões de anos e produziu muitos efeitos diferentes e estranhos, alguns nunca foram observados antes, daí o nome da Aglomerado de Pandora dado ao objecto.
O estudo de Abell 2744 combinou os dados de váris telescópios,  incluindo o Telescópio Espacial Hubble e o Very Large Telescope do ESO, o telescópio japonês Subaru e o Observatório Chandra de Raios X da NASA.
O aglomerado é constituído por galáxias, gás e matéria escura. As galáxias são claramente visíveis nas imagens do Hubble e VLT. Embora brilhantes, elas representam menos de 5% da massa lá. O resto é o gás (cerca de 20%), tão quente que brilha apenas em raios-X. A matéria escura (cerca de 75%) é completamente invisível.
Para compreender o que estava a acontecer durante a colisão, os astrónomos mapearam as posições dos três tipos de matéria em Abell 2744. Verifica-se que existe uma distribuição complicada e desigual muito fora do comum. O aglomerado de Pandora combina vários fenómenos que até agora só foram vistas isoladamente noutros sistemas.

Esta animação mostra como o evento notável fusão que criou a galáxia cluster Abell 2944, chamado Aglomerado de Pandora, pode ter acontecido. As regiões vermelhas são nuvens de gás muito quente, detectadas pela sua emissão de raios-X. As nuvens azuis são regiões ricas em matéria escura, que só pode ser descoberta indirectamente pela sua influência gravitacional. A animação mostra como os diferentes componentes se comportaram durante um período de 350 milhões de anos, levando-os até às suas posições observadas actualmente.

Parece que a complexa colisão separou algum do gás quente e matéria escura de modo que agora se encontram afastados um do outro, e das galáxias visíveis. Pode observar-se, por exemplo, uma bolsa de matéria escura, sem gás ou galáxias, e um aglomerado de galáxias sem gás associado. Esta distribuição estranha pode revelar algo sobre como a matéria escura se comporta e como os vários ingredientes do Universo interagem uns com os outros.
Os aglomerados de galáxias são as maiores estruturas no cosmos, contendo triliões de estrelas. A forma como se formam e se desenvolvem através de colisões repetidas tem profundas implicações na compreensão do Universo.
Fonte: Hubble/ESA

Sem comentários: