quinta-feira, 16 de junho de 2011

Nebulosa do anel esmeralda

A imagem mostra uma nebulosa esmeralda brilhante em forma de anel, vista pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA e que, segundo os astrónomos, resulta da acção da luz poderosa de estrelas gigantes do tipo "O", as estrelas mais massivas conhecidas.

A nebulosa do anel esmeralda vista pelo Telescópio Espacial Spitzer - Crédito: NASA / JPL-Caltech

É uma região de gás quente e poeira brilhante, chamada RCW 120, localizada na constelação de Escorpião.
O anel de poeira brilha em cores infravermelhos que os nossos olhos não podem ver, mas mostra-se brilhante quando visto pelos detectores de infravermelho do Spitzer. No centro deste anel estão duas estrelas gigantes cuja intensa luz ultravioleta formou a bolha.
O anel verde é onde a poeira está a ser atingida pelos ventos e a luz das estrelas massivas. A cor verde representa a luz infravermelha proveniente de grãos de poeira minúsculos, chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Estes pequenos grãos foram destruídos dentro da bolha. A cor vermelha no interior do anel mostra grãos de poeira quente um pouco maiores, aquecidos pelas estrelas massivas.
Spitzer descobriu que estas bolhas são comuns e pode encontrar-se uma em torno de estrelas de tipo O em toda a Via Láctea.
Os pequenos objetos na área inferior direito da imagem podem ser regiões semelhantes vistas a uma maior distância por toda a galáxia.
RCW 120 encontra-se um pouco acima do plano da nossa galáxia, localizada na parte inferior da imagem. A névoa verde que se vê é o brilho difuso de poeira do plano galáctico.
Fonte: NASA

Sem comentários: