segunda-feira, 20 de junho de 2011

ATV 2 Johannes Kepler deixou a ISS

A nave automatizada "Johannes Kepler" Automated Transfer Vehicle-2 (ATV-2), da Agência Espacial Europeia, desencaixou do módulo de serviço Zvezda, da Estação Espacial Internacional, esta segunda-feira (20), às 14:46:30 GMT.

Imagem da Estação Espacial Internacional, com o vaivém espacial Endeavour acoplado na parte superir e o cargueiro Johannes Kepler em baixo, a uma altitude de aproximadamente 220 Km. A imagem foi captada pelo astronauta Paolo Nespoli, membro da Expedição 27, a bordo da nave russa Soyuz TMA- 20, após o seu desencaixe, em 23 de Maio de 2011. Nespori, da Agência Espacial Europeia, regressava a casa, juntamente com Cady Coleman, da NASA, e o cosmonauta russo Dmitry Kondratyev, após 159 dias no espaço - Crédito: Paolo Nespoli/NASA

ATV 2 esteve acoplada na estação desde que chegou, em 24 de Fevereiro, com sete toneladas de carga. Durante os quase quatro meses em que ATV 2 funcionou como uma parte da ISS, a nave ajudou a impulsionar o laboratório espacial para uma órbita mais alta  e também assistiu a estação várias vezes no controle da sua altitude.
ATV 2 partiu cheia de lixo e materiais desnecessários, não perigosos, em direcção à Terra, sendo destruída ao entrar na atmosfera. Termina a sua missão na noite de terça-feira como uma estrela cadente sobre o Oceano Pacífico.

Em 2008, Jules Verne ATV 1 ardeu como um meteoro que atinge a atmosfera terrestre - Crédito: ESA/NASA

A área onde a nave vai cair é utilizada para reentradas controladas de naves espaciais, porque é desabitada e fora de rotas marítimas e rotas de avião. Os especialistas da ESA garantem que a trajectória permanece dentro de limites seguros.
A mesma área também foi utilizado para as descidas do ATV-1, em Setembro de 2008 e da estação espacial russa Mir, em 2001.
Os últimos 5 minutos do Johannes Kepler serão gravados numa espécie de "caixa preta" que ele transporta. Vão ser colhidas informações sobre a sua posição, atitude, temperatura, pressão e outros aspectos da sua separação. Posteriormente, o gravador separa-se protegido por um escudo térmico e trasmite os dados para Terra antes de afundar, também, no Pacífico Sul. O objectivo é compreender alguns aspectos, ainda pouco conhecidos, da entrada controlada.
Futuramente, gravadores semelhantes poderão ser usados em satélites e naves espaciais, como caixas-pretas das aeronaves.
O lugar da Johannes Kepler na ISS será ocupado pela nave Soyuz Progress 43, programada para ser lançada a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, terça-feira (21), chegando à estação dois dias depois.
Mais informações na NASA e ESA

Sem comentários: