segunda-feira, 20 de junho de 2011

Falcão-gerifalte do Árctico é uma ave marinha

Os cientistas descobriram que o maior falcão do mundo, o falcão-gerifalte, Falco rusticolus, que vive no alto Árctico, é uma ave marinha, que passa o inverno no mar, permanecendo longos períodos da sua vida caçando no gelo.

O falcão-gerifalte pode viver no gelo do oceano Árctico - Fonte: wikipédia

É a primeira vez que uma espécie de falcão é encontrada vivendo regularmente no mar. Até agora todas as espécies de falcões eram consideradas terrestres.
Uma equipa de cientistas estudou os movimentos sazonais de falcões-gerifalte, marcando 48 aves com transmissores de rádio, o que lhes permitiu acompanhar os movimentos de aves que vivem em três áreas da Groenlândia. Os resultados mostram que alguns falcões passam muito tempo vivendo da caça sobre o oceano e gelo, e que o gelo do mar realmente é um habitat de inverno importante, facto que era desconhecido até agora.
"Fiquei muito surpreso com essa descoberta", disse o ornitólogo Kurt Burnham, que fez a descoberta."Essas aves não se movem entre as massas de terra, mas na verdade, usando os blocos de gelo ou gelo como habitat de inverno por longos períodos de tempo."
Os falcões-gerifalte na Islândia e no baixo Árctico são considerados residentes, permanecendo no mesmo local durante todo o ano, mas no alto Árctico, eles migram, embora pouco se soubesse onde passavam o inverno.
O estudo revelou que alguns falcões são capazes de atravessar o oceano ao migrar, percorrendo grandes distâncias. Alguns usam áreas do oceano bastante grandes. Descansam em icebergs e blocos de gelo, caçando aves marinhas que usam o mesmo habitat, como gaivotas e mergulhões. Segundo os cientistas, os falcões-gerifalte estão bem adaptados ao ambiente hostil do Árctico onde vivem. A sua mobilidade permite-lhes viajar e procurar alimento a grandes distâncias, passando longos períodos de tempo longe de terra, o que lhe dá mais hipóteses de sobrevivência.
Fonte: BBC Nature

Sem comentários: