sexta-feira, 10 de junho de 2011

Hiroshima: Ground Zero 1945 - fotografias inéditas

Hiroshima: Ground zero 1945
Vídeo com fotos inéditas de Hiroshima, depois de bombardeada. Foi produzido e dirigido por Adam Harrison Levy, com música de Paul Brill e editado por Stephanie Gould

O Museu do Centro Internacional de Fotografia, nos Estados Unidos, organizou uma exposição com fotografias inéditas de Hiroshima, no Japão, captadas após a explosão da bomba atómica lançada por forças americanas, no final da Segunda Guerra, em 6 de Agosto de 1945. As fotos fazem parte de um conjunto de imagens encomendadas pelo governo dos Estados Unidos da altura, para registar a destruição causada e nunca foram divulgadas até agora.
As 60 fotos da exposição "Hiroshima: Ground Zero 1945" mostram a destruição provocada pela explosão, que matou mais de 140 mil pessoas. Segundo os responsáveis, elas testemunham o primeiro bombardeamento nuclear contra uma cidade. Foram escolhidas numa colecção única de mais de 700 fotografias do museu.
Logo após o bombardeamento, o governo do presidente Harry Truman dos Estados Unidos pediu um estudo sobre a devastação da cidade. Foram tiradas mais de 1100 fotografias sobre o impacto da explosão nos edifícios e materiais de construção em Hiroshima, em torno do local da explosão, o primeiro "Ground Zero". Estas fotos formaram a base para a arquitectura de defesa civil nos Estados Unidos.
Cerca de 800 fotografias de Hiroshima fizéram parte de um relatório confidencial de 1947, sobre os efeitos da bomba atómica, e que também faz parte da exposição "Hiroshima: Ground Zero 1945", que decorre entre 20 de Maio e 28 de Agosto de 2011, em Nova York.
Fonte: Centro Internacional de Fotografia / ÚltimoSegundo

Sem comentários: