quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cinzas do vulcão chileno Puyehue-Cordón

Vulcão Puyehue-Cordón Caulle, no Chile - Crédito: Jeff Schmaltz, MODIS Rapid Response Team da NASA GSFC

A imagem, obtida pelo satélite Terra, em 13 de Junho de 2011, mostra cinzas no chão e uma grande nuvem deslocando-se para leste, resultantes da erupção do vulcão Puyehue-Cordón, no Chile.
A espessa camada de cinzas acinzentadas depositadas a leste do vulcão, em solo do sul da Argentina, formou-se desde o dia 4 de Junho, início da actividade. Estas cinzas que cobrem a área podem constituir o maior perigo desta erupção. Quando começarem a cair as chuvas de Inverno nas próximas semanas, a cinza solta pode criar deslizamentos perigosos e lahars, em especial nos rios obstruídos pelas cinzas nos vales da Cordilheira dos Andes. Entretanto, são elevados os prejuízos na agricultura e pecuária.
Na imagem, a nuvem de cinzas vulcânicas deslocou-se até 800 Km para leste, a uma altura entre 4 e 8 Km, e depois para nordeste sobre a Argentina. Já afectou o tráfego aéreo em vários países, alguns distantes como a Austrália e a Nova Zelândia. Embora a intensidade da erupção possa diminuir em alguns períodos, o vulcão continua em actividade.
Fonte: Earth Observatory

Link relacionado:
Cinzas do vulcão Puyehue poderão dar a volta ao mundo

Sem comentários: