sexta-feira, 24 de junho de 2011

Missão Juno para explorar Júpiter

Com lançamento programado para 5 de Agosto de 2011, a nave espacial Juno deverá chegar a Júpiter, em 2016, para estudar o planeta gigante a partir de uma órbita polar elíptica, a partir de 5.000 Km do topo das nuvens, na maior aproximação.

A sonda Juno passa em frente a Júpiter (ilustração). Juno, a segunda missão no programa New Frontiers (Novas Fronteiras), da NASA, irá melhorar a nossa compreensão do sistema solar - Crédito: NASA / JPL-Caltech

O objectivo principal da missão é compreender melhor a origem e evolução de Júpiter. Para isso, durante um ano, a sonda vai investigar as origens do planeta, a estrutura interior, a atmosfera profunda e magnetosfera. Este estudo de Júpiter pode ajudar a entender a história do nosso próprio Sistema Solar e proporcionar uma nova visão sobre como se formam e desensenvolvem os sistemas planetários, na nossa galáxia e noutras.
Juno é a segunda de quatro missões espaciais a lançar este ano. Aquarius partiu a 10 de Junho para estudar a salinidade dos oceanos, seguindo-se Graal, em 8 de Setembro, para estudar o campo de gravidade lunar. Por último, Mars Science Laboratory e o robô Curiosity serão enviados para Marte, por volta de 25 de Novembro.
Mais informações sobre a missão Juno em http://missionjuno.swri.edu/ (em inglês)
Fonte: NASA/Juno

Sem comentários: