domingo, 12 de junho de 2011

Momento musical: a canção do PCR


PCR é o tema da música do vídeo e significa Polymerase Chain Reaction, ou seja, “reacção em cadeia de polimerase”, representada no vídeo por essa máquina quadrangular que, a certa altura, passa de mão em mão e é "acarinhada" pelos cantores.
A função dessa máquina é de tal modo importante, que o seu inventor, Kary Mullis, recebeu o Prémio Nobel da Química em 1993.
Afinal, o que faz esta máquina de tão extraordinário? Ela executa a PCR, que é uma das técnicas mais comuns utilizadas em laboratórios de pesquisas médicas e biológicas para diversas tarefas, como o sequenciamento de genes e diagnóstico de doenças hereditárias, testes de paternidade e na medicina forense, diagnóstico de doenças infecciosas e criação de organismos transgénicos, entre outros.
A máquina copia o DNA, isto é, amplifica ou replica o DNA, produzindo milhões de cópias necessárias para qualquer tipo de estudo genético, seja para identificar mutações no genoma humano, diagnosticar doenças, identificar espécies ou prender criminosos. Para "ler" as informações do DNA ou ADN é preciso sequenciá-lo e através de milhões de cópias da mesma sequência, o que é feito de modo prático e rápido pela "preciosa" máquina PCR.
Mais informações aqui.

Sem comentários: