sexta-feira, 10 de junho de 2011

Galáxia próxima apresenta dois buracos negros gigantes e muito activos

Utilizando o satélite Swift da NASA e o Observatório Chandra de raios X, os astrónomos descobriram um segundo buraco negro gigante no interior de uma galáxia invulgar próxima, e que já tinha um buraco conhecido. Está situada a 425 milhões de anos-luz na direcção da constelação de Leo.

Em luz visível, Markarian 739 assemelha-se a um rosto sorridente, com um par de núcleos luminosos sublinhados por um braço espiral em arco. Dados do Swift e do Chancra revelaram que o núcleo ocidental (direita) também contém um AGN. Já se conhecia o AGN do núcleo da esquerda. Markarian 739 é um objecto com AGN binário - Crédito: SDSS

A galáxia, conhecida por Markarian 739 ou NGC 3758, apresenta dois núcleos, separados cerca de 11.000 anos-luz, cada um dos quais contém um buraco negro e ambos são muito activos, libertando muita energia.
Os buracos negros são comuns, mas apenas cerca de um por cento são considerados activos e poderosos, o que os astrónomos chamam de "núcleos galácticos activos" (AGN), e binários são ainda mais raros: 739 Markarian é apenas o segundo, identificado em meio bilião de anos-luz da Terra.
Na realidade, Markarian 739 é um par de galáxias que se fundem e um dos casos mais próximos de AGN binário.
Fonte: NASA

Sem comentários: