terça-feira, 14 de junho de 2011

Abetardas e outros animais "apanhados" nas armadilhas fotográficas

A abetarda, Otis tarda, está classificada "Em Perigo" pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal - Fonte: wikipédia

A Abetarda é uma ave de grande porte que necessita de vastas áreas de pousios e searas para se reproduzir durante a Primavera. Mas as vedações de arame dos campos podem tornar-se mortais, sobretudo para as crias, que não podem deslocar-se para procurar refúgio ou alimento. No Alentejo, onde se encontra a maior população de Abetardas de Portugal, estão a ser testadas passagens especiais nas vedações, monitoradas por câmaras fotográficas que já captaram imagens de vários animais que as utilizam ( pode ver-se os "apanhados" aqui)
Para esta ave, que se desloca de preferência caminhando no solo, as vedações de arame nos campos podem ser obstáculos, sobretudo para as fêmeas com crias que não podem deslocar-se livremente para procurar alimento e chegar aos pontos de água. As crias, quando ainda não conseguem voar, ficam bastante vulneráveis separadas da progenitora e tornam-se alvos fáceis para os predadores como a raposa. As vedações também dificultam os machos adultos durante as suas paradas nupciais.
O projecto LIFE Estepárias, coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN), estabelecendo acordos com os proprietários, já instalou várias passagens para estas aves, de modelos diferentes, em cerca de onze quilómetros de vedações, erguidas para delimitar propriedades ou para conter o gado, nas áreas mais sensíveis para a Abetarda nos campos da Zona de Protecção Especial (ZPE), de Castro Verde, facilitando a sua circulação pelos campos agrícolas.
A eficácia da medida está a ser monitorada desde Março, utilizando máquinas fotográficas colocadas em pontos estratégicos para a Abetarda, com a ajuda financeira da Comissão Europeia. É nos meses de Junho a Agosto que começam a nascer as crias de abetardas e sisões, nos campos de Castro Verde, cultivados com cereal. Pretende-se perceber quais os tipos de passagens que as aves utilizam preferencialmente, e detectar os locais onde estas passam com mais frequência.
A iniciativa ainda está numa fase de testes, no entanto as máquinas já captaram imagens mostrndo que as passagens estão a ser utilizadas pelas abetardas, sisões e outros animais. Só no final de 2012 se poderá conhecer os tipos de passagens mais eficazes para as aves.
Actualmente existem cerca de 1300 Abetardas em Castro Verde, das quais 645 são fêmeas, o que correspone a 85% de todas as abetardas do país. As aves alimentam-se de plantas, sementes e invertebrados e podem atingir 16 Kg de peso e um metro de altura.

Imagens de animais "apanhados" a usar a passagem das vedações

Fonte: Life estepárias / Público.pt

Sem comentários: