terça-feira, 28 de junho de 2011

Como medir o asteróide 52 Europa

Na noite de 3 de Julho, o asteróide 52 Europa vai passar em frente da estrela TYC 0292-00339-1, na constelação de Virgem, a uma distância de 280 milhões de milhas no espaço, sem representar uma ameaça para a Terra.
O asteróide vai eclipsar a luz da estrela durante 17,9 segundos, um processo que é conhecido como ocultação.

Como exemplo de ocultação, Rhea, lua de Saturno, emerge depois de estar oculta por Titã, a maior lua - Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute

Na Terra, os astrónomos podem medir o tempo exacto em que a luz da estrela é bloqueada e usar esses cálculos para ajudar a verificar o tamanho de 52 Europa. Também pode ajudar a conhecer a sua forma.
O asteróide 52 Europa é o sétimo maior asteróide do cinturão de asteróides, com um diâmetro de cerca de 300 Km. Foi descoberto em 1858 por Herman Goldschmidt, da sua varanda em Paris, e nomeado como Europa, uma conquista de Zeus na mitologia grega.

Cinturão de asteróides orbitando uma estrela (ilustração) - Crédito: NASA/JPL-Caltech

O asteróide é altamente poroso e classificado como um asteróide escuro do tipo C , pois a superfície contém uma grande quantidade de carbono, o que lhe dá uma superfície escura que reflecte apenas uma pequena quantidade da luz que incide sobre ele.
Haverá un chat ao vivo na web para discutir como medir o asteróide 52 Europa e outras questões relacionadas, na noite de 3 de Julho de 2011, a partir das 21:00 à meia-noite EDT.
Fonte: NASA

Sem comentários: