quinta-feira, 16 de junho de 2011

Buraco negro consome uma estrela, provocando uma poderosa e brilhante explosão de raios gama

Em 28 de Março, o satélite Swift da NASA detectou uma poderosa e brilhante explosão que foi catalogada como sendo de raios gama (GRB 110328A). Os astrónomos consideram que pode ser uma estrela caindo num buraco negro, criando um potente feixe de energia e apontando um jacto de luz para o nosso planeta.

Imagens de raios ultravioleta Swift / Óptica (em branco e roxo) e telescópios de raios-X (em amarelo e vermelho) foram combinadas nesta exibição da GRB 110328A, que agora é conhecido como Sw 1644 57. A explosão foi detectada apenas em raios-X, que foram recolhidos durante um período de 3,4 horas-em 28 de Março de 2011 - Crédito: NASA , Swift, e S. Immler ( NASA GSFC)

Esta explosão de raios gama destacava-se de uma explosão típica. A emissão de alta energia estava a durar muito mais tempo do que qualquer explosão de raios gama, enquanto a sua luminosidade máxima foi aproximadamente 100 vezes maior do que brilhantes núcleos activos galácticos.
Vários telescópios potentes no chão, e no espaço, trabalharam em conjunto para identificar este evento único, nunca visto até então. Estiveram envolvidos o Telescópio Espacial Hubble, Chandra X-ray Observatory, o satélite Swift, e os telescópios Gemini e Keck, no Havaí. A pesquisa estabeleceu que a fonte deste acontecimento cósmico (agora conhecido como Swift ou Sw 1644 57) está no centro de uma galáxia distante, a 3,8 biliões de anos-luz, na constelação de Draco.
A análise dos dados combinados fez surgir dois estudos publicados hoje na revista Science e que fornecem uma explicação para a brilhante explosão. O flash luminoso é na realidade um jacto de radiação de alta energia produzida por uma estrela caindo num buraco negro, no centro de uma galáxia a cerca de 4 biliões de anos-luz. O brilho intenso do flash resulta do facto de ele estar apontado directamente na direcção da Terra. A duração prolongada do jacto explica-se porque o buraco negro está consumindo a estrela gradualmente.

A seqüência invulgar de explosões poderosas provavelmente surgiu quando uma estrela passou muito perto do buraco negro do centro da galáxia. Forças gravitacionais atraíram e rasgaram a estrela distante, que começou a cair em direcção ao buraco. Como consequência, formou-se um jacto ao longo do eixo de rotação do buraco negro. Como o jacto está apontado em direcção à Terra, ele é visto como uma poderosa e brilhante explosão de raios-X e raios gama - Crédito: NASA , ESA , e A. Feild ( STScI )

"Esta explosão produziu uma enorme quantidade de energia durante um período bastante longo de tempo, e o evento ainda está em curso mais de dois meses e meio mais tarde", disse Bloom, professor de Astronomia na Universidade de Berkeley e um dos autores dos estudos. "Isso porque à medida que o buraco negro consome a estrela, a sua massa gira em espiral tal como a água quando desce pelo ralo, e este processo de agitação liberta uma grande quantidade de energia."
Os cientistas esperam que a emissão de energia termine durante o próximo ano.
Mais informações aqui, aqui e aqui

Sem comentários: