segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nova espécie de abelha, com uma língua muito grande

Numa reserva natural no sul da Colômbia, foi descoberta uma nova abelha que possui a maior língua do mundo entre esses insectos.
A nova espécie, Natesi Euglossa n. sp, é uma abelha das orquídeas, pela sua acção polinizadora e relação especial com estas flores.

Em repouso, a língua da abelha Natesi Euglossa é maior do que o dobro do comprimento do seu corpo - Crédito: Andrés Felipe Castaño / Unimedios

Segundo a notícia no "UN Periódico", jornal mensal gratuito da Universidade Nacional da Colômbia (UN), maior centro educacional público do país, a abelha destaca-se pelas suas cores vistosas e, sobretudo, pela sua língua, que mede duas vezes o tamanho do corpo que tem cerca de 16,88 milímetros.
Esta característica da espécie Natesi Euglossa permite-lhe ter acesso a fontes de néctar que outras abelhas não podem alcançar e ainda polinizar plantas diferentes das orquídeas.
Todas as espécies do género Euglossa são conhecidas na Alemanha por "abelhas jóia" pelas suas cores brilhantes entre azul, verde, bronze e dourado e apresentam uma língua muito grande, embora não tanto como a nova espécie.
Esta abelha foi localizada em 2005, na Reserva Natural Privada Río Ñambi, situada em Barbacoas, povoado do departamento de Nariño, próximo à fronteira com o Equador, pelos estudantes de Biologia da altura, Víctor Solarte, Alejandro Parra e Santiago Ramírez.
Os cientistas estimam que em todo o mundo existem cerca de 20.000 espécies de abelhas, e cerca de 5.000 vivem na região neotropical, isto é, na América Latina. As abelhas das orquídeas são abundantes nas florestas da região neotropical, embora seja possível que algumas espécies também vivem em ambientes secos e mais abertos.
A nova espécie recebeu o nome de Euglossa natesi em homenagem à directora do Laboratorio de Pesquisas em Abelhas da UN, Guiomar Nates, pelo seu enorme contributo no estudo das abelhas.
Fonte: UNPeriódico via ÚltimoSegundo

Sem comentários: