quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Descoberto planeta de quatro estrelas

Planeta circumbinário PH1, descoberto através do programa Planet Hunters - Crédito: Haven Giguere/Yale

Os astrónomos amadores Kian Jek e Robert Gagliano descobriram um planeta através do projecto científico "Planet Hunters" (Caçadores de Planetas), organizado pela Universidade de Yale para envolver o público na identificação de exoplanetas (fora do sistema solar), com dados obtidos pelo telescópio espacial Kepler.
PH1, a cerca de 5000 anos-luz de distância da Terra, é o primeiro caso de um planeta orbitando uma estrela dupla que, por sua vez, é orbitada por um segundo par de estrelas distantes. O fenómeno é conhecido por 'planeta circumbinário" num sistema de quatro estrelas
Yale confirmou a descoberta deste planeta circumbinário num sistema de quatro estrelas, depois de analisar observações com os telescópios Keck, situados no monte Mauna Kea, no Havai.
O planeta é um pouco maior que Neptuno e pensa-se que é um gigante gasoso, orbitando as suas estrelas hospedeiras a cada 137 dias. O segundo par de estrelas orbita o sistema planetário onde a órbita do planeta é cerca de 900 vezes a distância entre o Sol e a Terra.
Fonte: NASA

Sem comentários: