domingo, 21 de outubro de 2012

Palmeiras de Madagáscar estão em risco de extinção

A “palmeira suicida” (Tahina spectabilis), foi identificada recentemente em Madagáscar e logo classificada como criticamente em perigo. Cerca de 83% das palmeiras da ilha estão em perigo de extinção - Crédito. wikipédia

Durante conferência da ONU sobre Biodiversidade, em Hyderabad, na Índia, a União Internacional para a Conservação da Natureza divulgou atualização da lista vermelha de espécies ameaçadas. Foram adicionadas cerca de 400 espécies de animais e plantas em risco de extinção.
Entre as espécies mais ameaçadas, os especialistas da UICN chamaram a atenção para a situação "aterradora" das palmeiras de Madagáscar, um dos locais mais ricos do mundo em biodiversidade.
A ilha possui 192 espécies de palmeiras únicas no mundo, mas cerca de 83% estão em risco de extinção, devido à destruição do seu habitat. Uma delas, a “palmeira suicida” (Tahina spectabilis), foi identificada recentemente e logo classificada como criticamente em perigo. Esta árvore é grande o suficiente para ser vista no Google Earth, crescendo até 18 metros de altura, mas morre poucos meses depois de frutificar.
Em Madagáscar, as palmeiras são essenciais para as populações pobres que as usam, por exemplo, para a construção de casas e para a alimentação. O seu desaparecimento, pela limpeza das terras para a agricultura e para a exploração das florestas, afecta a biodiversidade da ilha e a sua população.
Outro estudo publicado na segunda-feira (15) indicava que os lémures de Madagascar se encontram entre os primatas mais ameaçados do planeta , devido à destruição de seu habitat e à caça.
"Madagáscar é uma região com prioridade absoluta" para a biodiversidade, salientou Russell Mittermeier, especialista da ilha e presidente da ONG Conservation International.
Os novos dados sobre as espécies ameaçadas surgem quando as Nações Unidas discutem como proteger a biodiversidade a nível mundial, na 11ª conferência da Convenção da Diversidade Biológica, na Índia.
Segundo a IUCN, em todo o mundo há cerca de 20.219 animais e plantas em risco de desaparecer do planeta, no ano passado eram 19.570. E nem todas as espécies foram avaliadas o suficiente para se conhecer o seu estado de conservação verdadeiro. Na prática, três em cada dez espécies conhecidas está ameaçada de extinção.
No encerramento da Convenção, os governos expressaram a sua preocupação sobre a falta de recursos financeiros, que poderia estar a comprometer os esforços para preservar os recursos naturais de que dependem os seres humanos. Assim, concordaram em duplicar o financiamento, até 2015, para a biodiversidade em países pobres.
Mais informações em Publico.pt / ÚltimoSegundo / comunicado da Lista Vermelha

Sem comentários: