sábado, 20 de outubro de 2012

Chuva de estrelas Oriónidas esta noite


A chuva de meteoros Oriónidas 2012 tem o seu máximo neste fim-de-semana, no final da noite de 20/21 de Outubro.
Esta chuva de estrelas, entre Outubro e Novembro, está relacionada com o cometa Halley. A Terra está a passar pelos detritos deixados pelo cometa, cuja última passagem pelo Sistema Solar foi em 1986. Quando estas partículas atingem a atmosfera superior do nosso planeta, ficam incandescentes e formam as conhecidas "estrelas cadentes".
Este cometa periódico dá lugar também a outra chuva de meteoros de actividade moderada, denominada Eta Aquárida, que ocorre em cada ano no mês de Maio.
O melhor momento para ver as Oriónidas é na madrugada de domingo (21 de Outubro), antes do nascer do Sol, quando a Terra atravessa a parte mais densa dos detritos do cometa Halley. A Lua, quase na fase Nova, não vai perturbar a observação, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis.
Os meteoros parecem irradiar da constelação Orion, daí o seu nome. Durante a noite, a constelação é visível entre o Este e o Sul, onde está de madrugada.
Enquanto aguarda pela passagem dos meteoros, aproveite para observar o céu: o planeta Júpiter e o aglomerado das Pleíades, a estrela Sírius, a bonita Orion (O Caçador) e outras constelações de Inverno, como a Gemini (Gémeos) e a Taurus (Touro). O brilhante planeta Vénus surge, a leste, ao amanhecer.

Sem comentários: