quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Catálogo com mais de 84 milhões de estrelas do núcleo da Via Láctea, criado pelo telescópio VISTA

Mosaico VISTA de vários gigapixeis das regiões centrais da Via Láctea - Crédito: ESO/VVV Consortium/Ignacio Toledo, Martin Kornmesser

Utilizando uma enorme imagem, de nove gigapixeis, do telescópio de rastreio infravermelho VISTA, localizado no Observatório do Paranal do ESO, uma equipa internacional de astrónomos criou um catálogo de mais de 84 milhões de estrelas situadas nas partes centrais da Via Láctea.
Este conjunto gigantesco de dados contém dez vezes mais estrelas que os estudos anteriores e representa uma enorme passo em frente na compreensão da nossa Galáxia. A imagem proporciona uma incrível visão detalhada da região central da nossa galáxia. É tão grande que, se fosse impressa com a mesma resolução de um livro, teria 9 metros de comprimento e 7 de altura.
Para ajudar a analisar este enorme catálogo, é calculado o brilho de cada estrela em função da cor, para as cerca de 84 milhões de estrelas, de modo a criar um diagrama cor-magnitude. Esta é a primeira vez que um gráfico deste tipo é calculado para todo o núcleo galáctico.
Os diagramas cor-magnitude são ferramentas indispensáveis aos astrónomos, para estudar as diferentes propriedades físicas das estrelas, tais como temperaturas, massas e idades.
Mais informações em ESO

Sem comentários: