sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Rocha marciana "Jake Matijevic" surpreende cientistas

Imagem da rocha "Jake Matijevic", encontrada no local de pouso do robô Curiosity, no interior da cratera Gale de Marte. Tem forma de pirâmide com cerca de 40 centímetros de altura e está a ser usada para calibrar os seus 10 instrumentos científicos - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

A primeira rocha marciana analisada pelo robô Curiosity é diferente de outras rochas estudadas em missões anteriores, com uma composição mais variada e semelhante a algumas rochas raras do interior da Terra.
A rocha denominada "Jake Matijevic" foi analisada por dois instrumentos científicos do robô, o Alpha Particle X-Ray Spectrometer (APXS) e o Chemistry e Camera (ChemCam), que determinaram a sua composição química.
Os resultados obtidos surpreenderam os cientistas. Parece ser um tipo diferente de rocha marciana, não detectada antes pelos robôs Spirit e Opportunity.
Comparada com rochas anteriormente encontrados em Marte, a rocha Jake é pobre em magnésio e ferro, rica em elementos como sódio, alumínio, silício e potássio, que muitas vezes estão em minerais de feldspato. Tem muito pouco níquel e zinco. Estes resultados apontam para uma origem ígnea ou vulcânica para essa rocha.
Embora previamente desconhecida em Marte, este tipo de composição química aparece num tipo raro de rochas na Terra, encontradas em áreas vulcânicas, como algumas ilhas oceânicas e outros lugares. Pensa-se que se formam em processos no manto do planeta abaixo da crosta, a partir da cristalização do magma relativamente rico em água, a pressão elevada.
No entanto, ainda não se sabe se a rocha Jake se formou do mesmo modo, com um só exemplar é difícil saber se estiveram envolvidos os mesmos processos, mas ela pode ajudar a ampliar a compreensão dos cientistas sobre a formação das rochas ígneas.
O Mars Science Laboratory (MSL) Curiosity pousou no planeta vermelho em 6 de Agosto, com a missão de descobrir se Marte já teve as condições necessárias para suportar vida.
A rocha "Jake Matijevic", assim chamada em homenagem a um membro da missão recentemente falecido, tem forma de pirâmide com cerca de 40 centímetros de altura. Foi encontrada no local de pouso do robô Curiosity, no interior da cratera Gale de Marte, e está a ser usada para calibrar os seus 10 instrumentos científicos.
Fonte: NASA

Sem comentários: