Nuvens polares mesosféricas observadas a partir da Estação Espacial Internacional, a 13 de Junho de 2012, quando a estação orbital passava sobre o planalto tibetano. Para além das nuvens noctilucentes, a imagem mostra as camadas inferiores da atmosfera também iluminadas. A camada mais baixa da atmosfera visível é a estratosfera, que está indicada por tons alaranjados e vermelhos perto do horizonte - Crédito: NASA (imagem ampliada)
As nuvens polares mesosféricas formam-se nos hemisférios norte e sul durante esta época, enquanto termina a primavera e começa o verão. Podem ser vistas, ao anoitecer, a partir do solo ou em aviões em voo, ou mesmo da Estação Espacial Internacional. Elas surgem como fios delicados e brilhantes contra o céu escuro, por isso também se denominam nuvens "noctilucentes"
Estas nuvens brilhantes formam-se entre 76 a 85 km acima da superfície terrestre, quando há vapor de água suficiente para congelar em cristais de gelo, nestas grandes altitudes. As nuvens são iluminadas pelo Sol, quando ele está logo abaixo da linha do horizonte, fazendo-as brilhar na noite.
Sem comentários:
Enviar um comentário