quarta-feira, 13 de junho de 2012

"Caçador" de buracos negros da NASA já está no espaço

Ilustração do NuSTAR em órbita. O fundo é uma imagem do centro galáctico, obtida pelo observatório Chandra de raios X, da NASA - Crédito: NASA/JPL-Caltech

A NASA lançou esta quarta-feira (13 de Junho), com sucesso, o seu potente observatório de raios X, Nuclear Spectroscopic Telescope Array (NuSTAR), um "caçador" de buracos negros, com o objectivo de conhecer melhor estes objectos cósmicos e ajudar a compreender a estrutura do universo.
Ao contrário de outras missões, o observatório não foi lançado de uma base terrestre, mas sim de um avião especialmente equipado, o 'Stargazer', o que diminuiu bastante o custo da missão. A NASA também está a passar por tempos difíceis, preferindo missões científicas de custos relativamente baixos, e NuSTAR é uma dessas missões.
NuSTAR despegou do atol Kwajalein das Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, a bordo de um foguetão 'Pegasus X' acoplado ao avião Orbital Science Corporation L-1011 "Stargazer". Quando o avião se encontrava à altitude de 11.900 metros, soltou o foguetão que, tal como programado, colocou o observatório em órbita, a uma altura de 600 Km.

O avião da Orbital Science Corporation "Stargazer" lança o foguetão Pegasus X que transporta o observatório NuSTAR. Mais tarde, este é colocado em órbita pelo foguetão - Crédito: Orbital Sciences Corporation

A nave espacial deverá iniciar a sua missão científica dentro de 30 dias. Durante pelo menos dois anos vai explorar regiões de raios X de alta energia, incluindo buracos negros e os seus poderosos jactos, restos de estrelas que morreram em explosões de supernovas, estrelas mortas e aglomerados de galáxias. NuSTAR está equipado com ópticas e detectores mais sensíveis que outros telescópios do mesmo tipo, como o Chandra ou o XMM Newton.
NuSTAR deverá estudar, ainda, o centro da Via Láctea onde se pensa estar situado um buraco negro supermassivo com uma massa de 4 milhões de sóis, Sagitário A, e que é pouco conhecido.
Fonte: NASA

Sem comentários: