Baleia-franca do Atlântico Norte e cria. Os investigadores aperceberam-se da ligação directa entre o ruído e os níveis hormonais nas baleias relacionados com o stress durante a paragem brusca do tráfego marítimo causada pelos atentados do 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos, ao realizarem uma campanha de estudo das baleias-francas do Atlântico Norte (Eubalaena glacialis) que, todos os anos, se juntam na Baía de Fundy, no Canadá, para alimentar as suas crias - Fonte imagem: wikipédia
Segundo o estudo, a poluição sonora tem origem nas hélices e motores dos navios comerciais feita “em frequências baixas, entre os 20 e os 200 Hertz”, as mesmas que são utilizadas pelas baleias para comunicarem entre si.
Nos últimos 50 anos, a prospecção petrolífera, os sonares militares e o aumento do tráfego marítimo têm feito aumentar a poluição sonora submarina. “A boa notícia nisto tudo é que este é um problema com solução”, disse Rosalind Rolland, principal autora do estudo e investigadora do Aquário de Nova Inglaterra, em Boston.Rolland, lembrando que o ruído dos navios se deve, muitas vezes, a defeitos nos motores das embarcações. Actualmente, a União Europeia e a Organização Marítima Internacional estão a estudar formas de reduzir o ruído nos oceanos."
Mais informação em Público.pt / Science
Sem comentários:
Enviar um comentário