segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fósseis dos primeiros animais da Terra, com 760 milhões de anos


Exemplar de Otavia antiqua gen. et sp. nov., uma das minúsculas esponjas encontradas na Namíbia, com dimensões entre 0,3 mm e 5 mm, forma alongada ovóide a globular, cheia de buracos que permitem a passagem da água. É um dos mais antigos representantes de vida animal, com cerca de 760 milhões de anos (barra da escala 100 µm)  - Crédito: The first animals/South African Journal of Science

Uma equipa de pesquisadores descobriu fósseis de antigas esponjas em rochas da Namíbia, com idades compreendidas entre 760 e 550 milhões de anos, o que torna este organismo o mais antigo registo de vida animal na Terra (metazoários). Esta descoberta coloca a origem dos animais 100 a 150 milhões de anos mais cedo do que se pensava. Até agora, a comunidade científica considerava que a vida animal apareceu na Terra entre 600 e 650 milhões de anos.
Os fósseis, de nome científico Otavia antiqua gen. et sp. nov., foram encontrados no Parque Nacional de Etosha (norte), e também noutros pontos do país. Segundo o estudo publicado no South African Journal of Science, estas minúsculas esponjas são os nossos antepassados mais afastados.
Fonte: The first animals    via  ÚltimoSegundo

Sem comentários: