quinta-feira, 17 de março de 2011

Mapas lunares obtidos pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA

A equipa responsável pela missão Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), divulgou, nesta terça-feira 15, o último conjunto de dados da fase da missão de exploração da Lua pela sonda, junto com as primeiras medidas da sua nova função como um satélite científico. Entre os dados apresentados estão fantásticas imagens e mapas do nosso satélite, disponíveis em resolução muito alta.
Entre os mapas mais recentes está um mapa global, com uma resolução de 100 metros por pixel a partir da câmara da sonda lunar (LROC). Para melhorar a topografia da Lua, este mapa foi feito a partir de imagens recolhidas com o ângulo do Sol baixo no horizonte. Nestas imagens pode ver-se o lado oposto da Lua, como nunca foi visto antes.
Como complemento do mapa de alta resolução digital de elevação (à esquerda da figura), que representa 3,4 biliões de medições já divulgadas pela equipa do Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA), o grupo apresentou novos mapas, como o do declive (centro da figura) e da rugosidade da superfície lunar (à direita da figura). O primeiro dá a inclinação do terreno, enquanto a rugosidade, indica a presença de grandes blocos, sendo que ambos são importantes para as operações de superfície. Crédito da imagem: / LRO NASA / Equipe de Ciência LOLA
Fonte: NASA

Sem comentários: