terça-feira, 29 de março de 2011

Fóssil de animal marinho, com 525 milhões de anos, conserva partes moles

Pesquisadores da China e da Grã-Bretanha anunciaram a descoberta de um fóssil de um importante grupo de animais marinhos primitivos. O fóssil de 525 milhões de anos, pertence a um grupo de criaturas com tentáculos, que viviam no interior de tubos rígidos. Anteriormente, apenas os tubos foram observados com detalhe, mas este novo espécime demonstra claramente as partes moles do corpo, incluindo os tentáculos que usava para se alimentar.

Hemichordate "abilus Galeaplumosus" (cerca de 4 cm), com 525 milhões de anos - Crédito: Professor Siveter Derek, Universidade de Oxford

O animal era um hemichordata Pterobranchia, grupo relacionado com as estrelas-do-mar e ouriços-do-mar, mas que também demonstra algumas características que oferecem pistas sobre a evolução dos primeiros vertebrados. Embora com menos de 4 centímetros de comprimento, o novo fóssil, o mais antigo registo fóssil de hemichordata conhecido, está muito bem preservado, incluindo 36 pequenos tentáculos, permitindo uma visão detalhada da biologia primitiva do grupo e um contributo para o conhecimento da sua evolução.
O fóssil foi encontrado na província de Yunnan, na China. Foi nomeado abilus Galeaplumosus, que significa "capacete de penas além das nuvens", com referência à sua forma e localização (Yunnan traduz " a sul das nuvens '). A sua descoberta foi publicada, em 24 de Março de 2011, na revista Current Biology.
Fonte: Eurek Alert

Sem comentários: