quinta-feira, 24 de março de 2011

Pinguins Rockhopper do Norte ameaçados por derramamento de combustível em Tristão da Cunha

Os pinguins Rockhopper do Norte, Eudyptes moseleyi crestatus, do arquipélago de Tristão da Cunha, no Atlântico Sul, encontram-se ameaçados por um derramamento de óleo e combustível, depois do naufrágio de um cargueiro na zona.

Os pinguins Rockhopper do Norte estão classificados como ameaçados de extinção na Lista Vermelha da IUCN - Fonte: wikipédia

As operações de resgaste dos pinguins começaram e já foram recolhidos várias centenas cobertos de óleo. Serão tratados e limpos para depois voltarem ao seu habitat natural, quando as condições o permitirem. As operações de limpeza estão a encontrar algumas dificuldades, dado o isolamento das ilhas.
A Ilha de Tristão da Cunha é a principal do arquipélago, que inclui outras pequenas ilhas entre as quais a Ilha Inacessível, Património Mundial da Humanidade. O arquipélago é administrado pelo Reino Unido.
Mais de 99% dos pinguins Rockhopper do Norte têm o seu habitat no arquipélago de Tristão da Cunha e Ilha Gough, também no sul do Oceano Atlântico.
Um estudo recente sobre a população desta espécie de pinguim, publicado em 2009, mostrou que colónias de reprodução nas ilhas de Tristão da Cunha e Gough perderam mais de um milhão de aves, o que equivale a uma diminuição superior a 90% da sua população em ambas as ilhas. Em Gough esta perda ocorreu em apenas 45 anos.
Não se conhecem as razões do rápido declínio em Gough, mas o pingüim pode sofrer aumento dos níveis de predação, bem como a competição por alimento, devido ao rápido aumento da população da foca Subantarctica "Arctocephalus tropicalis" que tem uma grande colónia de reprodução nessa ilha. Outros factores podem ser o aumento de perturbação e poluição, a introdução de predadores, alimentação reduzida devido à pesca excessiva e alterações climáticas. Os pinguins Rockhopper do Norte estão classificados como ameaçados de extinção na Lista Vermelha da IUCN.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: