domingo, 20 de março de 2011

Estrelas do centro da Via Láctea

Região brilhante e colorida à volta do centro da nossa galáxia Via Láctea, vista pelo Telescópio Espacial  Spitzer da NASA.

A luz infravermelha atravessa a poeira e permite observar o centro da nossa galáxia - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Nesta imagem, as inúmeras estrelas que se aglomeram no centro da nossa galáxia, criam a névoa azul que ilumina para o centro da imagem. As faixas verdes representam as moléculas orgânicas, chamadas hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que são iluminadas pela luz de formação estelar próxima, enquanto que a emissão térmica, ou calor, da poeira quente é processado em vermelho. As regiões de formação de estrelas aparecem como redemoinhos de vermelho e amarelo, onde há sobreposição de poeira quente com as moléculas orgânicas. As manchas azuis espalhados pela fotografia são as estrelas da Via Láctea.
A área mais brilhante e branca no centro da imagem é o aglomerado central de estrelas na nossa galáxia. Está situado a uma distância de 26.000 anos-luz da Terra, demasiado distante para que o Telescópio Spitzer consiga distinguir o brilho individual da cada uma das estrelas, apenas se nota uma única mancha brilhante. Os astrónomos determinaram que estas estrelas orbitam um massivo buraco negro localizado no centro da galáxia.
Mais informações sobre este tema em http://www.spitzer.caltech.edu/images/2680-ssc2008-11a-Spitzer-Finds-Clarity-in-the-Inner-Milky-Way
Fonte: NASA

Sem comentários: