terça-feira, 29 de março de 2011

Censo indica um aumento do número de tigres na Índia, mas há dúvidas

Uma nova pesquisa realizada pelo governo da Índia registou um aumento na população de tigres adultos do país, o que acontece pela primeira vez em dez anos.
O censo realizado no país em 2006 estimou um número de tigres entre 1165-1657. Esta última pesquisa contou 1571-1875, quase 60% ​​da população selvagem no planeta, onde existem apenas cerca de três mil tigres. No último século sofreu um declínio de 97%.

Tigre-de-Bengala, da Índia (Panthera tigris tigris) - Fonte: wikipédia

Os números apresentados pelo ministro indiano do Ambiente, Jairam Ramesh, na Conferência Internacional de Conservação dos Tigres, trouxeram alguma esperança em conseguir salvar o tigre, mas também levantaram algumas dúvidas. Esta conferência, durante três dias, surge após o lançamento do inovador Programa de Recuperação Global do Tigre, um plano mundial para recuperar as espécies em vias de extinção.
Alguns especialistas em tigres contestam os resultados, pois o método utilizado no censo permite que o mesmo tigre seja contabilizado várias vezes. Além disso, questiona-se o aumento do número de tigres quando se sabe que a caça ilegal continua e o seu habitat foi reduzido. A maior ameaça é a perda de corredores que ligam as 39 reservas de tigres existentes na Índia.
Na década de 1970, a população de tigres indianos caiu para perto de 1.000. O estabelecimento de reservas e maior protecção fez triplicar o seu número até ao final da década de 1990. No entanto, a caça ilegal devida à procura crescente de medicamentos tradicionais na China fez diminuir drásticamente a população de tigres nos parques nacionais.
Apesar das tentativas de repovoamento, os problemas continuam pois muitas vilas e aldeias ainda estão dentro das reservas ou perto delas, com uma população humana a crescer. Há menos alimento para o tigre, cada vez maior pressão no seu habitat, que vai sendo reduzido e fragmentado. A pesquisa revela que o território do tigre diminuiu ceca de 22% nos últimos 5 anos.
O crescimento económico do país afecta directamente o habitat natural dos tigres-de-bengala. A construção de estradas cruza-se com corredores ecológicos usados pela espécie para migrar de uma reserva para outra, conforme a época do ano. O perigo de conflito directo entre a população humana e o tigre é cada vez maior.
Fonte: Público.pt / Science / Guardian

Sem comentários: