terça-feira, 8 de março de 2011

Rãs, sapos e outros anfíbios

Ceratophrys ornata, habitualmente conhecido por sapo-boi, sapo-de-chifre, ou ainda sapo-untanha, é originário do sul do Brasil e Argentina. Na realidade ele é uma rã, mas por ser grande (cerca de 20cm de comprimento e 500 gr de peso) e ter uma pele rugosa, parece mais um sapo que uma rã.

A cor do sapo-de-chifre, Ceratophrys ornata, varia entre castanho com bege e verde, uma boa camuflagem no seu habitat - Fonte: wikipédia

O anfíbio possui elevações acima dos olhos que lembram dois chifres, dando-lhe uma aparência ameaçadora para as presas e predadores, tentando evitar ser atacado.
 
Variedade de Sapo-de-chifres, Ceratophrys cornuta, da Amazónia. É grande e com grande apetite, comendo até os da sua espécie (imagem reprodução).

A rã Ceratophrys ornata tem hábitos nocturnos e passa quase todo o dia inteiro enterrado, perfeitamente camuflado, no meio das folhas, ramos e pequenas plantas do solo de florestas tropicais, saindo apenas à noite para se alimentar e procurar fêmeas para acasalar. É conhecido pelo tamanho da sua boca e por ter um grande apetite, mostrando-se bastante destemido. Come quase tudo, desde que caiba na boca, e quando não cabe ele esforça-se, alimentando-se de invertebrados, pequenos vertebrados e peixes.


O desflorestamento, as queimadas e o aquecimento global tem vindo a destruir o habitat do sapo-de-chifre, diminuindo a sua população. Os anfíbios, em geral, são muito sensíveis às alterações do seu ambiente, o que tem extinto muitas espécies e muitas outras estão ameaçadas de extinção. É fundamental a sua conservação.

Sem comentários: