sábado, 5 de março de 2011

Galáxia do Girassol vista pelo Spitzer

Esta visão do Spitzer, em infravermelho, destaca os braços empoeirados da Galáxia do Girassol. Crédito: NASA / JPL-Caltech

Na imagem obtida, em luz infravermelha, pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA, observam-se nitidamente os diversos segmentos dos braços em espiral da Galáxia do Girassol, também conhecida como Messier 63.
A luz infravermelha permite observar as faixas de poeira em galáxias espirais, que parecem escuras em imagens de luz visível. A imagem do Spitzer revela estruturas complexas que traçam o padrão do braço da galáxia em espiral.

Esta imagem da Galáxia do Girassol destaca a diversidade de comprimentos de onda infravermelhos capturada pelo Spitzer - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Messier 63 está a cerca de 37 milhões de anos-luz de distância, não muito longe da conhecida galáxia Whirlpool e grupo de galáxias M 51.
A poeira, vermelha e brilhante na imagem (a primeira), distribui-se até ao núcleo, onde forma um anel à volta da região mais densa de estrelas no seu centro. Nas regiões empoeiradas nascem estrelas.
Fonte: NASA

Sem comentários: