domingo, 27 de março de 2011

50º aniversário do primeiro vôo espacial tripulado

Em 12 de abril de 1961, Iuri Gagarin foi o primeiro homem a ver a Terra do espaço, a bordo da nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta, durante 108 minutos.

Em 12 de Abril de 1961, Iuri Gagarin viu, pela primeira vez, o Planeta azul do espaço - Fonte: wikipédia

Para comemorar o 50º aniversário desta data histórica, o cineasta Christopher Riley, a Agência Espacial Europeia e os tripulantes das Expedições 26 / 27 da Estação Espacial Internacional realizaram um filme "First orbit" (Primeira órbita), sobre o que Gagarin terá visto pela primeira vez há 50 anos.
Através da cúpula da Estação Espacial Internacional, o astronauta Paolo Nespoli captou as imagens da Terra que Gagarin terá observado durante o trajecto que a nave Vostok seguiu no seu vôo histórico. A estação espacial orbita a Terra a cada 90 minutos e nem sempre segue o mesmo caminho que levou Gagarin. No entanto, por vezes, a sua órbita aproxima-se do trajecto da nave Vostok, o que permitiu filmar tanto quanto possível as mesmas paisagens.
O filme "First orbit" utiliza as novas imagens juntamente com as gravações históricas da época sobre Gagarin e uma banda sonora original do compositor Philip Sheppard. Tem estreia global especial no Youtube, em 12 de Abril de 2011. Este é um pequeno trailer do filme:


Mais informações em "First orbit"

Sem comentários: