sábado, 5 de março de 2011

Europa, a menor lua galileana

Lua Europa vista pela sonda Voyager 2 (1979) - Crédito: NASA/JPL/USGS

Imagem da Europa, o menor satélite Galileano, obtida pela sonda Voyager 2. As áreas brilhantes provavelmentesão são depósitos de gelo, enquanto que as áreas mais escuras podem ser da superfície rochosa ou áreas com uma desigual distribuição de gelo. Esta lua de Júpiter caracteriza-se pelas longas estruturas lineares que atravessam a superfície em várias direcções. Algumas destas estruturas lineares têm mais de 1.000 quilómetros de comprimento e cerca de 2 ou 3 km de largura. Podem ser fraturas ou falhas que perturbaram a superfície.

Lua Europa vista pela sonda Galileu - Crédito: NASA / / Universidade do Arizona JPL

Imagem a cores da lua Europa, obtida pela sonda Galileo da NASA. É uma combinação de imagens tiradas com filtros violeta, verde e infravermelho próximo, em 1998 e 1995, para mostrar as diferenças subtis nos materiais que cobrem a superfície gelada da lua.
As estruturas lineares avermelhadas características são algumas das fissuras e sulcos, com milhares de quilómetros de comprimento, causadas pelas marés provocadas pela atração gravitacional de Júpiter.
O terreno mosqueado avermelhado existe onde a superfície foi interrompida e blocos de gelo moveram-se em volta. O material vermelho não é um contaminante do gelo e pode ser constituido por sais criados a partir de um possível oceano sob a superfície congelada de Europa.
Vêem-se algumas estruturas circulares, que são pequenas crateras de impacto. A superfície de Europa apresenta poucas crateras, possivelmente devido a actividade geológica recente ou corrente, que eliminou as crateras de impactos mais antigas.
A falta de crateras, juntamente com outros elementos, levou os cientistas a supor que poderia haver um oceano de água líquida sob a superfície de Europa. Onde há água, pode haver vida. É por isso que Europa é um alvo de interesse para a exploração futura do sistema solar .
Fonte: NASA/Photojournal

Sem comentários: