quarta-feira, 30 de março de 2011

A nave Messenger fotografa Mercúrio na sua órbita


Imagem a cor de Mercúrio obtida pela nave Messenger na sua orbita pela utilização de três filtros, vermelho, verde e azul. O diferente colorido (castanho e azul na imagem) indica material com composição distinta (reflectem a luz de modo diferente). A imagem é atravessada pelos raios claros de uma cratera (Hokusai).
Os conjuntos de imagens em cores ajudam a conhecer a variação na composição de lugar para lugar do planeta.

Primeira imagem de Mercúrio, obtida em órbita, com a "Narrow Angle Camera" (NAC), da Messenger, uma câmara com um campo de visão menor do que a câmara Wide Angle Camera (WAC) que tirou a primeira imagem de Mercúrio da mesma região.


A cratera que sobressai na imagem é um belo exemplo de uma cratera de impacto em Mercúrio, relativamente pequena, simples e recente. Ela ilustra uma cratera característica na sua faixa de tamanho. A forma é muito semelhante a uma tigela, com apenas uma pequena área plana no fundo. As paredes e os bordos são nítidos e não parecem ter sofrido colapso. Os raios claros de material ejectado estão distribuídos simetricamente à volta da cratera, indicando que o corpo que atingiu Mercúrio, para formar a cratera, se aproximou numa direcção quase vertical.
Outras imagens de Mercúrio neste endereço.
Mais informações sobre a missão actual da nave Messenger aqui

Sem comentários: