sexta-feira, 18 de março de 2011

Super Lua cheia brilhante

Lua 'quase' cheia

Este sábado, 19 de março, a Lua cheia vai estar um pouco maior, temos uma super Lua que também será mais brilhante. Isto acontece porque a Lua vai ficar mais próxima da Terra do que normalmente. A última Lua cheia tão grande aconteceu em Março de 1993 (NASA)
Este acontecimento deve-se à forma elíptica da órbita da Terra. Esta elipse tem um lado (perigeu) mais perto da Terra e outro lado (apogeu) mais afastado.

Reprodução - Crédito: NASA

Em média, quando a Lua está mais próxima da Terra (perigeu) está a cerca de 363 mil Km. Quando está mais longe (apogeu), está a cerca de 405 mil Km. No perigeu, a lua está mais perto da Terra e parece maior.
No sábado, a Lua vai atingir o perigeu da sua órbita ao mesmo tempo que é Lua cheia, o que é raro e acontece uma vez em cada 18 anos. Nesse momento, a distância exacta da Terra à Lua será de apenas 356 mil Km. Será um bonita Lua para fotografar ou, simplesmente, apreciar.
Amanhã, em Portugal continental, a Lua vai nascer às 18h52, cerca de 40 minutos depois de ter atingido a Lua cheia. Vai pôr-se às 6h39, na madrugada de domingo. Atingirá o perigeu por volta das 19 horas, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, um perigeu ainda mais próximo da Terra desta vez.

Sem comentários: