quinta-feira, 31 de março de 2011

Aniversário do nascimento de Robert Bunsen

Robert Wilhelm Eberhard Bunsen (31 de Março de 1811 - 16 de Agosto de 1899) foi um químico alemão, cujo nome foi imortalizado, curiosamente, por uma peça essencial do equipamento de laboratório, conhecida por bico de Bunsen, um queimador de gás, que ele não inventou mas apenas melhorou o funcionamento, com a colaboração do seu assistente Peter Desaga.

Robert Wilhelm Eberhard Bunsen - Fonte: wikipédia

No entanto, as contribuições de Bunsen no campo da química não se limitam ao aperfeiçoamento do "bico de Bunsen". As suas pesquisas abrangeram áreas muito diversificadas, como a química orgânica, compostos de arsénio, medições e análise de gases, a bateria galvânica, espectroscopia elementar e geologia. A sua obra centra-se no desenvolvimento de várias técnicas utilizadas na separação, identificação e medição de várias substâncias químicas.
Conjuntamente com o cientista Gustav Kirchhoff , Bunsen estudou espectros de emissão de elementos aquecidos, uma área de pesquisa chamada de análise de espectro.

Espectroscópio de Bunsen-Kirchhoff - Fonte: wikipédia

Em 1859, os dois cientistas construiram um instrumento adequado, um protótipo de espectroscópio. Com este aparelho, Bunsen e Kirchhoff conseguiram identificar os espectros característicos do sódio, lítio e potássio. Bunsen provou que muitas amostras de substâncias puras têm espectros originais. Investigando os espectros de emissão de elementos aquecidos, Bunsen descobriu o césio (em 1860) e o rubídio (em 1861) com Gustav Kirchhoff.
Os trabalhos de Bunsen e Kirchhoff rapidamente abriram o caminho para a descoberta de novos elementos, usando o espectroscópio, tais como o tálio (Crookes, 1861), o índio (Reich e Richter, 1863), o gálio (Lecoq de Boisbaudran, 1875), o escândio (Nilson, 1879) e o germânio (Winkler, 1886). A visão original de Bunsen de analisar a composição das estrelas foi concretizada em 1868, quando se descobriu o hélio no espectro solar, durante um eclipse solar.
Dois de seus alunos mais famosos foram Dmitri Mendeleiev, criador da Tabela Periódica dos Elementos, e Lothar Meyer. Em 1860, Robert Bunsen foi eleito membro estrangeiro da Academia Real Sueca de Ciências.

Sem comentários: