terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Grande tempestade solar atingiu a Terra hoje

Evolução da tempestade solar, observada pelo Observatório Solar Dinâmico da NASA, em 22 e 23 de Janeiro de 2012 - Crédito: NASA/Earth Observatory

As partículas carregadas de uma enorme tempestade solar atinguiram a Terra, nesta terça-feira(24), pelas 15.10 UTC, podendo originar bonitas auroras nas regiões polares e pequenas interferências nos satélites, durante os próximos dois dias, segundo os cientistas da NASA.
A tempestade começou ontem com uma erupção solar de intensidade M8.7, muito próxima da erupção mais intensa de "classeX".
Esta erupção ejectou e enviou uma corrente rápida de protões altamente energéticos em direção à Terra, provocando a tempestade solar mais intensa, desde Setembro de 2005, uma tempestade de grau S3, na escala do Space Weather Prediction Center, da NOAA.
A erupção foi acompanhada por uma ejecção de massa coronal (CME) extremamente rápida, uma nuvem de plasma solar que foi ejectada da atmosfera solar na direcção da Terra, aonde deve chegar entre hoje (24) e amanhã (25).
No entanto, a CME e a tempestade de radiação associada não estão directamente orientadas para o nosso planeta, atingem a Terra num determinado ângulo, o que diminui os efeitos do seu impacto no campo magnético terrestre. Provavelmente vão formar-se auroras nas latitudes mais altas, nas proximidades das zonas polares, podendo verificar-se alguns problemas nas comunicações nestas zonas.
Mais informações em SpaceWheather.com
Pode ver auroras em directo neste endereço.
Fonte: NASA/Earth Observatory

Sem comentários: