quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fragmentos da sonda russa Phobos-Grunt vão cair na Terra em Janeiro

Modelo da sonda russa Phobos-Grunt que irá cair na Terra durante o mês de Janeiro - Fonte: wikipédia

A Agência Espacial Russa, Roscosmos, afirmou hoje (4 de Janeiro), que fragmentos da sonda Phobos-Grunt vão cair na Terra entre os dias 6 e 19 de Janeiro, não sendo possível determinar, ainda, o local exacto da queda. A região do globo afectada só poderá conhecer-se apenas poucos dias antes.
A sonda russa Phobos-Grunt foi lançada, em 8 de Novembro de 2011, com destino à lua marciana Phobos. Tinha como objectivo recolher amostras do solo que deveria entregar na Terra. No entanto, a missão falhou no lançamento, e a sonda ficou presa na órbita da Terra desde então, apesar das várias tentativas dos engenheiros russos e da Agência Espacial Europeia para tirá-la da órbita terrestre e mandá-la em direcção à lua marciana Phobos
Segundo as autoridades, entre 20 e 30 fragmentos da sonda, com um peso máximo de 200 Kg, não vão queimar-se durante a reentrada na atmosfera e devem atingir a superfície terrestre.
A maior parte do peso da sonda, com 13,2 toneladas, deve-se à sua carga de combustível muito tóxico. Receia-se que, no caso do combustível congelar, boa parte dele possa cair na Terra, representando um grande perigo se atingir áreas populosas. Mas, para a agência russa Roscosmos o combustível não é perigoso, pois, segundo afirma, irá queimar-se durante a reentrada.
A sonda transporta, também, 10 quilos de Cobalto-57, material radioativo contido num dos seus equipamentos. Do mesmo modo, a Roscosmos considera que não constituem qualquer ameaça de contaminação.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: