domingo, 29 de janeiro de 2012

Meteorologia espacial: erupção solar e CME

O Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) captou a imagem de uma ejecção de massa coronal (CME) associada com uma erupção solar de classe X1.8, em 27 Janeiro de 2012, que não parece vir directa à Terra. Crédito: NASA/SOHO

A mancha solar 1402 continua activa e desencadeou uma explosão de classe X1.8, em 27 de Janeiro de 2012. No entanto, a mancha está a mover-se para o lado mais afastado do Sol, devido ao seu movimento de rotação. Deste modo, a explosão não foi dirigida directamente para a Terra.
A explosão também produziu uma ejecção de massa coronal espetacular (CME). O vídeo do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) mostra a nuvem afastando-se do sol a 2500 km/s.
Modelos a partir do Goddard Space Weather Center, da NASA, prevêem que a CME passará ao lado da Terra, em 30-31 de Janeiro.
O satélite GOES da NOAA também detectou a emissão de partículas (protões) solares energéticas (SEP) e que ainda estão a afectar a Terra hoje. Segundo a NOAA, é uma tempestade de radiação classe S2, não muito severa. Mesmo assim, pode afectar naves espaciais e satélites.
A imagem do satélite SOHO mostra manchas e estrias que resultam dos choques de protões energéticos nas câmaras a bordo da nave. Nota-se um aumento de impactos em 27 de Janeiro, após a CME pelas 19.30 h. O satélite também captou o planeta Mercúrio, à direita.

Crédito: SOHO
A actual tempestade de radiação, provavelmente terminará hoje, mais tarde.
Fonte: Space Weather.com / NASA

Link relacionado:
Classificando erupções solares (em inglês)

Sem comentários: