sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A Terra vai aquecer ainda mais nos próximos anos, segundo a NASA


As temperaturas globais têm aumentado significativamente desde 1880, quando os cientistas iniciaram o registo das temperaturas. Nesta animação de dados sobre as temperaturas de 1880-2011, o vermelho indica temperaturas mais altas que a média durante período base de 1951-1980, enquanto os azuis indicam temperaturas mais baixas do que a média do período base - Crédito: NASA Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio)

De acordo com os cientistas da NASA, o ano de 2011 foi o nono mais quente desde 1880, quando se iniciou o registo sistemático das temperaturas. Além disso, nove dos dez anos mais quentes ocorreram no século 21.
O relatório do Instituto Goddard para Estudos Espaciais, da agência espacial NASA (GISS, sigla em inglês), divulgado esta semana, mostra que as temperaturas da Terra são mais elevadas do que há algumas décadas atrás. As temperaturas médias à superfície em 2011 foram 0,51ºC mais altas do que os valores médios em meados do século 20, com excepção para 1998 que está no top10 dos anos mais quentes.
"Sabemos que o planeta está a absorver mais energia do que está a emitir", disse James E. Hansen, Director do GISS. "Portanto, continuamos a ver uma tendência para temperaturas mais elevadas. Mesmo com os efeitos de arrefecimento de uma forte influência de La Niña e baixa actividade solar nos últimos anos, 2011 foi um dos 10 anos mais quentes já registados."

As temperaturas da Terra têm vindo a subir, sobretudo na última década. Nove dos 10 anos mais quentes, desde 1880, ocorreram a partir do ano 2000, em que a Terra tem tido temperaturas mais altas do que em qualquer década durante o século 20. Como as emissões de gases de efeito estufa e níveis atmosféricos do dióxido de carbono continuam a subir, os cientistas esperam que a temperatura continue a aumentar - Crédito: (Data source: NASA Goddard Institute for Space Studies. Image credit: NASA Earth Observatory, Robert Simmon)

As temperaturas altas actuais são devidas, em grande parte, ao aumento das concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa, especialmente dióxido de carbono. Estes gases absorvem a radiação infravermelha emitida pela Terra e libertam mais dessa energia para a atmosfera em vez de a deixar escapar para o espaço. À medida que aumenta a concenteração atmosférica dos gases poluentes, a quantidade de energia retida por estes gases leva ao aumento das temperaturas.
Em 1880, o nível de dióxido de carbono era de 285 partes por milhão, subindo para 315 partes por milhão, em 1960. Actualmente, a concentração média de dióxido de carbono já ultrapassa 390 partes por milhão, e continua a subir.
Segundo Hansen, as temperaturas vão subir nos próximos 2-3 anos, porque a actividade solar está a aumentar, com um máximo em 2013, e no próximo El Niño vão aumentar as temperaturas tropicais do Pacífico. "É sempre perigoso fazer previsões sobre El Niño (o contrário de La Niña) , mas é seguro dizer que vai haver um nos próximos três anos", disse Hansen. "Não é preciso um El Niño muito forte para atingir temperaturas acima das de 2010."
Fonte: NASA   /  Públicopt

Sem comentários: