quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Britânico descobre um candidato a exoplaneta ao participar num programa da BBC


O britânico Chris Holmes descobriu o que parece ser um novo planeta, ao analisar imagens de estrelas no site Planethunters.org (Caçadores de Planetas), uma colaboração entre a Universidade de Yale e o projeto científico, realizado por amadores, Zooniverse.
Chris Holmes tornou-se num caçador de planetas ao participar no programa Stargazing Live, da BBC, apresentado pelo cientista Brian Cox, e que encoraja os espectadores a localizarem possíveis exoplanetas, utilizando dados recolhidos pelo Telescópio Espacial Kepler, da Nasa, com informações relativas a possíveis novos planetas.
O novo candidato a planeta orbita a estrela chamada SPH10066540 e será cerca de quatro vezes maior que a Terra, aproximadamente do tamanho de Neptuno,  e condições de temperatura e ambiente semelhantes a Mercúrio.
De acordo com o cientista Chris Lintott, da Universidade de Oxford e um dos organizadores do Planet Hunters, ainda é necessário confirmar de que se trata realmente de um planeta.
''Se for confirmado, esta será a nossa quinta descoberta desde o início do projeto e primeira feita por um britânico'', afirma.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: